COP 30 BIKE RIDE
A COP Bike Ride é uma estafeta de bicicleta que nasceu em 2024, quando um grupo de activistas de vários países da Europa decidiram deslocar-se de bicicleta até à COP29, que iria acontecer em Baku, no Azerbaijão.
Daí nasceu a ideia de fazer deste projecto algo de maior impacto e repetido anualmente. Na base, estão 10 propostas de medidas em prol da mobilidade activa, da utilização da bicicleta como meio de transporte e de cidades mais felizes e amigas dos cidadãos, que pode consultar aqui em português.
E saiba mais do projecto em copbikeride.org.
E foi assim que, em Maio de 2025, os primeiros ciclistas arrancaram do Azerbaijão, numa estafeta que iria terminar em Belém do Pará, no Brasil, no decorrer da 31ª edição da Conference of Parties, a reunião anual da ONU dedicada ao clima e à sustentabilidade.
Por essa altura, uma das coordenadoras do projecto ‘tropeçou’ na Ecomood Portugal e no que fazemos de actividades práticas de promoção da mobilidade activa. E surgiu o desafio: organizar a parte portuguesa, a última parte da travessia europeia, que aconteceria de 28 de Setembro a 1 de Outubro. Ficámos desde logo apaixonad@s pelo projecto. Arregaçámos as mangas e pusemos mãos à obra.
Com eleições autárquicas logo a seguir, sabíamos que seria uma difícil tarefa, sobretudo na relação com os responsáveis dos municípios em que iríamos passar. Mas, muitos contactos, suor e horas de trabalho depois, a 28 de Setembro lá estávamos na fronteira do Caia, com o apoio logístico da Unfuel e do Grupo MHS, a aguardar os heróis que vinham de atravessar Espanha nas suas bicicletas. E depois foram, não 4, mas 7 dias de grande sucesso, que aqui partilhamos consigo. Além de termos contribuído para a obtenção dos 4 recordes mundiais a que esta edição se propunha, incluindo estafeta de bicicleta mais longa e mais participada, Portugal foi o país com maior número de participantes / dia. E o com maior percentagem de compromissos assinados pelos municípios atravessados.
28 de Setembro - Dia 137
1º Dia em Portugal
Itinerário: Posto de fronteira do Caia - São Brás e São Lourenço - Borba
10 horas da manhã.
Lá estávamos, com emoção e ansiedade, a aguardar os ciclistas. Antes disso, os responsáveis da Ecomood, da Unfuel e do Grupo MHS já tinham ido ao local onde eles tinham dormido em Badajoz, para dar uma ajuda com algumas questões mecânicas, incluindo o fornecimento de bicicletas elétricas para dois dos coordenadores gerais que aí iriam recomeçar a pedalar, depois de um regresso a casa por alguns dias. E também para recolher as bagagens. Sim, porque ao contrário do que aconteceu no resto da estafeta, em Portugal os heróis não tiveram de pedalar carregados.
A chegada foi emocionante, houve muitos abraços algumas palavras, fotos e videos. E assim começou a aventura portuguesa. Primeira paragem: Junta de Freguesia de São Brás e São Lourenço, onde o presidente nos aguardava para uma primeira conversa / debate e um delicioso almoço vegetariano, durante o qual aproveitámos para nos conhecermos melhor.
Assinado o banner-testemunho e passado de mãos pela primeira vez no nosso país, seguimos viagem para Borba, local da primeira dormida. Foram pouco quilómetros feitos a ritmo de convívio até à entrada da cidade, onde o Presidente da Câmara e alguns dos seus colaboradores nos aguardavam, para nos acompanharem na parte final a pedalarem bicicletas da Unfuel e da plataforma local de partilha.
Seguiu-se a sessão nos Paços do Concelho, incluindo a assinatura do documento com as medidas, de entre as 10 propostas, subscritas pelo executivo de Borba. E depois um delicioso jantar numa escola junto ao pavilhão desportivo onde pernoitámos.
Antes de dormir, uma surpresa para os participantes: a oferta de um kit de higiene pessoal de produtos naturais e desperdício zero da Mind the Trash.
Veja o breve video deste dia inesquecível: Facebook / Instagram
29 de Setembro - Dia 138
2º Dia em Portugal
Itinerário: Borba - Évora - Montemor-o-Novo
Depois de um primeiro dia fácil, este iria ser o primeiro de dois dias com cerca de 100 quilómetros a pedalar. A partida da escola de Borba aconteceu com o acompanhamento de um bom grupo de alunos até ao início de uma íngreme subida, onde nos despedimos.
No trajecto fomo-nos cruzando com alguns grupos de ciclistas, tanto nacionais como estrangeiros, como um grande grupo de americanos que pararam para comer qualquer coisa no Redondo ao mesmo tempo do que nós.
Retemperadas as forças, seguimos até a entrada de Évora, onde éramos aguardados para nos guiarem numa volta por uma ecopista e pontos icónicos da cidade.
Seguiu-se a sessão oficial na Câmara Municipal, com o Presidente a assinar o documento de subscrição das propostas, e pedalámos então, passando pela inevitável Praça do Giraldo, até um parque de merendas, onde almoçámos com um grupo de alunos de desporto que, após uma boa conversa, nos acompanharam até à entrada da Ecopista de Mora, por onde seguimos até cerca de meio do trajecto a caminho de Montemor-o-Novo.
Um pouco antes de chegarmos, lá estavam alguns responsáveis autárquicos que, com escolta da GNR e a atenção e aplauso de quem nos via passar, nos acompanharam até junto da Escola Secundária, onde nos aguardava o Vice-Presidente da Câmara.
Perguntas e respostas sobre esta grande aventura e seus objectivos, foto da praxe e seguimos para o Parque de Exposições, onde pernoitámos depois de mais um repasto maioritariamente vegetariano e retemperador.
30 de Setembro - Dia 139
3º Dia em Portugal
Itinerário: Montemor-o-Novo - Vendas Novas - Benavente
O dia começou com uma sessão de debate na Escola Secundária de Montemor-o-Novo, seguida da assinatura do compromisso com as propostas, desta feita não somente por parte do Presidente da Câmara mas também pelos alunos de 12º ano que ajudaram a elaborar o documento.
Estes e outros jovens acompanharam-nos de bicicleta até à entrada da Ecopista de Montemor, onde nos despedimos e seguimos viagem para Vendas Novas.
Alguns quilómetros antes de chegarmos, juntou-se a nós um grupo de responsáveis autárquicos, professores e jovens da cidade, com a respectiva escolta da GNR. Paragem na Câmara Municipal, para a sessão e assinatura, e almoço na Escola Secundária, precedido de um debate numa grande sala cheia de alunos de várias idades.
Seguiu-se uma óptima surpresa: dois membros do grupo ADN Trilhos guiaram-nos por uma estrada lindíssima e muito mais segura do que a EN10, que era o itinerário inicialmente programado.
Após duas paragens retemperadoras, numa fonte e num café, este dia de mais de 100 quilómetros prosseguiu até à Câmara Municipal de Benavente, com nova equipa da GNR a acompanhar-nos na última parte.
O Presidente da Câmara e boa parte da sua equipa aguardavam-nos para mais uma assinatura de compromisso e uma conversa que continuou durante o óptimo jantar que nos foi oferecido numa escola da cidade.
E lá caímos na cama, numas boas instalações normalmente utilizadas pelos escuteiros.
1 de Outubro - Dia 140
4º Dia em Portugal
Itinerário: Benavente - Vila Franca de Xira - Loures - Lisboa
O dia em Benavente começou uma vez mais com uma sessão numa escola, onde se aproveitou o mote para fazer mais actividades relacionadas com a bicicleta e a saúde.
Acompanhados por alguns alunos do Secundário e pela PSP, seguimos até Vila Franca de Xira, onde fomos recebidos em festa junto à Câmara Municipal. Dançou-se, conversou-se, o presidente assinou o compromisso e lá seguimos para a lindíssima paisagem dos Passadiços do Tejo, acompanhados por um trishaw da Pedalar sem Idade.
No final deste trajecto deslumbrante, aguardava-nos um almoço oferecido pela Câmara Municipal de Loures no Parque Papa Francisco, onde foi também entregue a carta de compromisso da autarquia.
Logo de seguida, na Ponte do Trancão, aguardava-nos a equipa da EMEL para assinalar a entrada em Lisboa, com a qual seguimos depois até ao Campo das Cebolas, onde se assinalou o final oficial do trajecto europeu.
Aqui tem o breve video de reportagem deste dia memorável: Facebook / Instagram
2 de Outubro - Dia 141
5º Dia em Portugal
Lisboa / EMEL
Este foi um dia em que os participantes internacionais tiveram algum merecido e necessário descanso. Além de oferecer a oportunidade de visitar Lisboa utilizando as bicicletas de partilha GIRA, a EMEL recebeu-nos na Quinta das Conchas para uma sessão dedicada aos seus colaboradores e para a entrega do compromisso com as 10 propostas.
3 de Outubro - Dia 142
6º Dia em Portugal
Lisboa / Cascais / Oeiras
Novamente um dia muito preenchido e emocionante. De manhã, em parceria com a rede Cidades Pelo Clima, houve uma sessão solene no Pavilhão de Portugal, com a presença do Secretário de Estado do Ambiente e Energia e de representantes de várias outras instituições oficias e do sector social. Houve várias intervenções, apresentações e debates de grande interesse. E uma homenagem mais do que merecida aos heróis que chegaram até nós nesta travessia.
Seguiu-se o trajecto até à Marina de Cascais, onde um dos coordenadores desta COP30 Bike Ride e o banner-testemunho embarcaram no veleiro Avontuur, que os levaria até ao Brasil.
Ao final da tarde, foi a vez dos participantes internacionais que ainda estavam entre nós se juntarem ao Kidical Mass de Oeiras, que uma vez mais ajudámos a organizar.
Um dia de grande simbolismo, de que pode ver alguns momentos marcantes aqui, começando pelo dia anterior: Facebook / Instagram
4 de Outubro - Dia 143
7º e último dia em Portugal
Lisboa / Seixal / Moita
Para terminar em beleza, este último dia em Portugal, já sem contar para a quilometragem total, uma vez que o banner-testemunho já se encontrava a velejar, foi dedicado a promover a mobilidade integrada, a mais um Kidical Mass e à visualização do filme da COP29 Bike Ride, com o mote para tudo o que depois se fez em 2025.
A travessia do Tejo aconteceu a bordo de um barco elétrico da Transtejo - Soflusa. A primeira parte do percurso até ao Centro de Experimentação Artística da Moita foi em formato Kidical Mass, o primeiro no Seixal, que muito nos honrou ajudar a arrancar, em colaboração com a associação Seixal + Verde.
Chegados à Moita, começámos pelo filme, seguindo-se uma agradável conversa dos participantes com o público presente. O almoço esteve a cargo da associação Desafio Vegetariano, para quem estes caterings são acções de sensibilização. E depois houve ainda tempo para um debate com o Presidente e a Vice-Presidente da Câmara, além da assinatura formal do compromisso com algumas das propostas desta COP30 Bike Ride, cujo último trajecto europeu foi o regresso até Lisboa, novamente de bicicleta e barco, com uma certeza: a COP31 Bike Ride virá do Brasil e entrará na Europa por aqui.
Para já, veja algumas imagens deste último dia aqui: Facebook / Instagram. E aqui o video feito pelo Pacto Climático Europeu.
Pode ver aqui o video final da nossa road manager. E aqui uma montagem de fotos de momentos com autarcas, com uma banda sonora muito especial.
Consulte também as muitas notícias desta passagem em Portugal que encontrámos online em ecomood-2025-news
