Após a edição de 2021 ser reconhecida pelos responsáveis europeus desta iniciativa, entre mais de 3.100 candidaturas, como uma das 3 melhores na categoria de Grandes Cidades, e de esse reconhecimento acontecer também em Portugal, nos Global Mobi Awards, onde mereceu o Prémio Cidadania, a Câmara Municipal da Amadora e a EcoMood Portugal levaram a cabo mais uma Semana Europeia da Mobilidade, com um grande número de actividades.

Abaixo tem as imagens e descritivos de cada uma dessas actividades. E veja aqui o video com o resumo final: facebook / instagram

2022

“BETTER CONECTIONS / MELHORES CONEXÕES”
Este foi o tema europeu deste ano. O nosso grupo de trabalho decidiu evoluí-lo para ‘Melhores Ligações’, juntando-lhe ainda a abordagem ‘Vive. Sente & Move-te’.
Assim se deu destaque não só à vertente de contacto humano, como à tão necessária integração entre modos de transporte, em promoção de uma mobilidade mais activa, inclusiva, colectiva, prática, multimodal, integrada, saudável e feliz. Porque uma mobilidade mais sustentável e racional proporciona cidades mais amigas e inteligentes. E cidadãos mais felizes e saudáveis.

​TRANSPORTES PÚBLICOS, MOBILIDADE ACTIVA E MUITO MAIS
Um dos principais focos foi novamente a cativação e recuperação de passageiros para os transportes públicos, não só através do incentivo à coordenação e melhorias na sua oferta, como de evoluções paradigmáticas na abordagem dos cidadãos àquela que deverá ser a base da mobilidade humana. Mas todas as demais vertentes foram também promovidas, da partilha de veículos à bicicleta, das trotinetas ao mais sustentável e saudável andar a pé. Tudo de forma divertida, pedagógica, sensibilizadora e segura.

PROGRAMA

APERITIVOS

25 de Junho
APRESENTAÇÃO + PORTUGAL ECORALLY
12h - 19h

Para fazer a apresentação oficial da SEMA 2022 acordou-se uma ocasião muito especial: a paragem na Amadora do Portugal EcoRally Oeiras, a prova de regularidade para veículos elétricos que conta tanto para o campeonato nacional da modalidade, como para a Taça Internacional FIA.

Nesse dia levou-se a cabo no Parque Central um dos nossos Green Experience, com diversas actividades divertidas e sustentáveis, para todas as idades. Como aprender a andar de bicicleta, experimentar bicicletas e trotinetas elétricas, andar em carrinhos a pedais, experimentar as emoções das nossas EcoVoltas ou conhecer brinquedos solares e os veículos oficiais.

Durante a tarde começaram a chegar os participantes do EcoRally, tendo então havido um lanche e uma breve acção de apresentação da Semana Europeia da Mobilidade da Amadora deste ano.

Aqui tem a reportagem video do ECOnversas: facebook / Instagram

 

10 Setembro
EcoVoltas @ UBBO
11h - 19h

Para promover a SEMA e o seu programa, no fim-de-semana anterior estivemos no UBBO Shopping Resort a fazer as nossas EcoVoltas, desta feita com 2 Ecokart Twin, o da Ecokart Portugal e o da Kart Effect.

Foi, como habitualmente, um dia muito bem passado, com mais de 300 convidados, de todas as idades, a terem a oportunidade de experimentar as emoções de andar num kart elétrico convertido ao lado de um experiente, espetacular e seguro piloto., enquanto muitos mais eram também sensibilizados para a mobilidade elétrica e os desportos motorizados sustentáveis.

Aqui tem uma breve reportagem video: facebook / instagram

 

21ª SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE

Sentir a Mobilidade - 1 Semana, 7 Ideias
INSCRIÇÕES ABERTAS

És da Área Metropolitana de Lisboa? Gostavas de ganhar prémios e interessas-te pela temática da mobilidade sustentável? Então este desafio é perfeito para ti!

Jovens e professores são desafiados a tornarem-se repórteres por um dia, enviando as suas ideias e sugestões, em foto, video ou texto.

As 7 melhores ideias / reportagens terão prémios, com destaque para o 1º prémio, uma bicicleta dobrável, oferta da Decathlon.

Esta actividade estará a decorrer até ao final de 2022. Informação e inscrições em amadoramove.pt

 

16 de Setembro
AMADORA LIGA. À BICICLETA

Sessão de Abertura

O primeiro dia da SEMA foi dedicado à bicicleta. A caravana fez um trajecto por ciclovia desde o interface Amadora Este até junto da esquadra da Damaia, onde foi efectuada a apresentação do programa e dos veículos oficiais.

Veja aqui a breve reportagem da TV Amadora: facebook / instagram

 

17 de Setembro
VOLTA METROPOLITANA À AMADORA
9h - Cicloturismo / Integração

Esta era uma acção que estava prevista para a Semana Europeia da Mobilidade de 2020, acabando por não se realizar devido à pandemia. Depois de em 2021 ter sido inserida num evento organizado pelos Transportes Metropolitanos de Lisboa, este ano a Volta Metropolitana nasceu finalmente no formato projectado: um passeio de cicloturismo com um trajecto que passa por todas as freguesias da Amadora, mas também com breves passagens pelos municípios vizinhos, numa óptica de promoção não só da mobilidade activa, mas também da coordenação da mobilidade a nível intermunicipal e metropolitano.

Assim, o percurso delineado pelos Estrelas da Amadora passou pelos concelhos de Sintra, Oeiras, Odivelas (onde houve uma paragem para ‘reabastecimento’) e Lisboa.

Veja aqui a breve reportagem da TV Amadora: facebook / instagram

 

17 de Setembro
3º AMADORA PEDDY CHALLENGE
15h - Passeio Mistério Pedonal / Transportes Públicos

Uma tarde divertida e saudável, com bons prémios.
Dedicado a equipas de 3 amadorenses ou seus convidados, este passeio foi efectuado num percurso que visitou alguns pontos icónicos do concelho. Neles, ao longo de duas horas e meia, os participantes tiveram que responder a perguntas de observação, de sustentabilidade e outras.

A grande novidade deste ano foi a inclusão dos transportes públicos, tendo os participantes que utilizar o autocarro, o metropolitano e o comboio para chegarem ao fim do percurso. Assim se promoveu, além da mobilidade activa, os transportes colectivos e a integração entre modos de deslocação.

Veja aqui a breve reportagem da TV Amadora: facebook / instagram

 

17 de Setembro
FAZ TUA A RUA - DIA SEM CARROS
9h-20h - Parque Central

O Dia Europeu Sem Carros celebra-se a 22 de Setembro mas na Amadora chegou mais cedo.

Numa óptica de promoção de todas as alternativas à utilização do automóvel individual, além das já mencionadas Volta Metropolitana e Peddy Challenge, nesse dia os amadorenses puderam experimentar também muitas outras actividades. Um passeio pedonal pela diabetes, ensino de bicicleta, karts a pedais e elétricos, brinquedos solares, bicicletas e trotinetas elétricas, scooters partilhadas, passeios de ‘trichó’ para os mais idosos ou de mobilidade reduzida. Tudo isto numa rua fechada ao trânsito automóvel. Sensibilização prática e divertida para todas as idades e gostos.

Veja aqui a reportagem da TV Amadora: facebook / instagram

 

18 de Setembro
4º AMADORA ELECTRIC CHALLENGE
15h - Passeio Mistério para automóveis elétricos

A bordo dos seus automóveis sustentáveis, as mais de 20 equipas participantes deslocaram-se a alguns locais de interesse do concelho, enquanto responderam a perguntas de observação e de sustentabilidade, entre outras. Tiveram assim, oportunidade de conhecer melhor a Amadora e de ajudar a promover a mobilidade elétrica enquanto se divertiam.

Os prémios foram muito aliciantes, incluindo estadias em hotéis com postos de carregamento, a experimentação de karts elétricos em pista, créditos para carregamento e muitos artigos úteis para o lar e para o carro.

Veja aqui a breve reportagem da TV Amadora: facebook / instagram

 

19 Setembro
LIGA-TE. HÁ CONVERSA
18.30h - Mobilidade Activa - Debate Online

Uma conversa online, com a participação de representantes de projectos de mobilidade activa de vários pontos do país. A moderação esteve a cargo do presidente da Ecomood, António Gonçalves Pereira, e de Liliana Madureira, do Alfragide Sobre Rodas.

Ficámos a conhecer exemplos de sucesso no trabalho com crianças, mulheres e idosos, em escolas e municípios, do andar a pé às cargo bikes. Nomeadamente, Ciclaveiro, Bicicultura, Pedalar Sem Idade, Sigapé Autocarro Humano. Pedalar com a Tia Bina, Cicloda e Femina.

Veja aqui a breve reportagem da TV Amadora: facebook / instagram

 

20 de Setembro
3º ONMOBILITY AMADORA
10h-19h - Mobilidade Integrada - Sustentabilidade e Futuro

A conferência OnMobility Amadora deste ano foi dedicada à mobilidade integrada. Ou seja, como coordenar os diversos modos de transporte por forma a conseguir-se reduzir a utilização do automóvel individual.

De manhã, um painel de representantes de entidades locais deram as suas sugestões e contributos. À tarde foi a vez de dar a palavra a representantes dos diversos modos de transporte. Nomeadamente:
. Marina Ferreira - Transtejo Soflusa (TTSL), Presidente
. Cristina Dourado - Viação Alvorada, Directora Geral, e Fertagus, Administradora
. Juan Caballero - European Mobility Week, Campaign Manager
. José Viegas - TIS, Presidente
. Rui Lopo - Transportes Metropolitanos de Lisboa, Administrador
. Tiago Filipe da Costa Braga - Metro do Porto, Presidente
. Inês Sartis Pascoal - MUBi, Presidente

Veja aqui a breve reportagem da TV Amadora: facebook / instagram

 

21 Setembro
PROJET-AR-TE - AULAS DE BICICLETA

O PROJET.AR-TE é um projecto educativo multidisciplinar desenvolvido pela junta de freguesia da Falagueira / Venda Nova que, numa das suas vertentes, inclui aulas de bicicleta e a sua utilização na via pública.

Neste dia, os alunos da escola básica Maria Irene Lopes Azevedo inscritos neste projecto mostraram os seus novos dotes numa divertida e pedagógica gincana de bicicleta para equipas, que marcou também de arranque ao programa para este ano lectivo.

Veja aqui a breve reportagem da TV Amadora: facebook / instagram

 

22 de Setembro
DE VOLTA À ESCOLA

4 grupos de crianças do 1º ciclo de escolas do concelho e da Freguesia de Santa Iria, São João da Talha e Bobadela deslocaram-se à Escola de Mobilidade, onde tiveram uma aula teórica, dando-lhes noções básicas de segurança, cidadania e sustentabilidade, para o seu futuro enquanto peões, utilizadores de bicicleta e de outros modos de mobilidade, com a devida promoção dos transportes públicos, enquanto base da mobilidade humana. O que, aliás, tinha começado logo com a experiência de viajar de autocarro para esta actividade.

Após a parte teórica, tiveram oportunidade de pôr em prática esses novos conhecimentos, utilizando a frota de carrinhos a pedais e de bicicletas da Escola, nos arruamentos aí desenhados.

Veja aqui a breve reportagem da TV Amadora: facebook / instagram