#sustainablemotorsports

ECOKART PORTUGAL

logo EcoKart Portugal+assin+R 2018 web.jpg

A EcoKart Portugal, que desde 2019 é parte integrante da nossa associação, nasceu em 2015 como uma plataforma informal de pessoas e entidades com o objectivo comum de promover a sustentabilidade, sobretudo nas áreas da mobilidade e dos desportos motorizados, através da experimentação e da diversão. Porque assim os resultados são muito mais rápidos e efectivos.

equipa ecokart portugal 24 Horas Batalha 2016.jpg

1º kart elétrico
Em 2016, após um protocolo de base entre a Euroindy e o Instituto Politécnico de Leira, criámos o 1º kart elétrico no mundo a participar numa prova de 24 Horas.

Ecokart Twin
De seguida, a Euroindy construiu-nos o 1º kart elétrico de 2 lugares, com o qual fazemos acções de sensibilização para a mobilidade e os desportos motorizados sustentáveis, como as EcoVoltas Solidárias, de que pode ver um exemplo outdoor aqui, ou um indoor aqui.

g2+ecokart+isel.jpg

Ecokart G2
Em 2018, com professores do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e a sua equipa da Formula Student, desenvolvemos um novo protótipo, também ele convertido de um kart a gasolina da Euroindy, que apresentámos no Autódromo do Estoril. Veja-o aqui a ser experimentado pelo consagrado piloto Manuel Gião.

Estas actividades também serão acções oficiais da Semana Europeia da Mobilidade.

Estas actividades também serão acções oficiais da Semana Europeia da Mobilidade.

Novos protótipos Euroindy
Em 2020 começámos a desenvolver novos protótipos, tanto em formato de aluguer, para as frotas dos kartódromos, como em chassis de competição. Veja-os aqui ainda em fase de testes. Esta nova etapa destina-se a, finalmente, cumprir as principais missões materiais do projecto Ecokart Portugal, além da sensibilização. Nomeadamente:

  • Construção e conversão de frotas de kartódromos - para que a diversão motorizada se torne sustentável, além de muito mais aliciante em termos de pilotagem

  • Ecokart Races - eventos desportivos no centro de cidades, como uma 'mini-Formula E' com karts made in Portugal. Ou em qualquer espaço in ou outdoor.

  • Ecokart Trophy Portugal - um troféu nacional constituído pelas principais Ecokart Races;

  • Outros eventos, tanto para empresas, como para municípios e outras instituições.

  • Ecofun Kart e EcoFun Park - Kartódromos e Parques de Diversões sustentáveis - Um projecto de futuro. Além de karts elétricos convertidos (em complemento à frota para os eventos), pretende-se que estes espaços sejam auto-sustentáveis energeticamente, pela implementação de captação solar, éolica e outras (como eco-cycling) e também armazenamento dessa energia. Os procedimentos serão todos também exemplares em termos de sustentabilidade, além de vertentes de sensibilização e pedagógica.

Estamos também prontos para ajudar a FPAK a arrancar com categorias elétricas nos campeonatos nacionais de karting, e até para os tornar totalmente sustentáveis.
#sustainablemotorsports

Saiba mais na página da Ecokart Portugal do Facebook, e no canal Youtube.