#sustainablemotorsports

ECOKART PORTUGAL

logo EcoKart Portugal+assin+R 2018 web.jpg

A EcoKart Portugal nasceu como uma plataforma informal de pessoas e entidades com o objectivo comum de promover a sustentabilidade, sobretudo nas áreas da mobilidade e dos desportos motorizados, através da experimentação e da diversão. Porque assim os resultados são muito mais rápidos e efectivos.

1º kart elétrico
Em 2016, após um protocolo de base entre a Euroindy e o Instituto Politécnico de Leira, criámos o 1º kart elétrico no mundo a participar numa prova de 24 Horas. E, de seguida, o 1º kart elétrico de 2 lugares, com o qual fazemos acções de sensibilização para a mobilidade sustentável, como as EcoVoltas Solidárias, de que pode ver um exemplo outdoor aqui, ou um indoor aqui.

Novo protótipo Ecokart G2
Com o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), desenvolvemos o novo protótipo Ecokart G2, que é a base da construção da 1ª frota portuguesa de karts eléctricos (convertidos de gasolina), com a qual iremos efectuar:

  • Ecokart Races - eventos desportivos no centro de cidades, como uma 'mini-Formula E' com karts made in Portugal. Ou em qualquer espaço in ou outdoor.

  • Ecokart Trophy Portugal 2019 - um troféu nacional constituído pelas principais Ecokart Races;

  • Outros eventos, tanto para empresas, como para municípios e outras instituições.

Estas actividades também serão  acções oficiais da Semana Europeia da Mobilidade .

Estas actividades também serão acções oficiais da Semana Europeia da Mobilidade.

1º Kartódromo auto-sustentável do mundo

Um projecto de futuro. Além de karts elétricos convertidos (em complemento à frota para os eventos), pretende-se que este espaço seja auto-sustentável energeticamente, pela implementação de captação solar e outras formas (como eco-cycling) e armazenamento dessa energia. Os procedimentos serão todos também exemplares em termos de sustentabilidade, além de vertentes de sensibilização e pedagógica.

Estamos também a propor soluções aos kartódromos portugueses para converterem as suas frotas.
E iremos desenvolver versões para competição para, por exemplo, inserir nos campeonatos nacionais de karting.

Saiba mais na página da Ecokart Portugal, cuja actividade é agora parte integrante da nossa Associação, enquanto vertente de desporto e lazer.