QUEM SOMOS

ABORDAGEM:
Racionalizar, Reutilizar, Repartir, Reciclar, Reduzir.
Promovemos a mobilidade sustentável através da experimentação e da diversão. Porque assim é muito mais eficaz.
Promovemos os desportos motorizados sustentáveis. E a auto-sustentabilidade energética.

Mais e melhores transportes públicos. Mais utilização de veículos de mobilidade suave. Reduzir a utilização do automóvel individual. Bolsas de estacionamento gratuito nas periferias urbanas, em interface com soluções integradas de transportes públicos e partilhados. Parquímetros apenas em última necessidade, onde nenhuma outra solução seja eficaz. Regulamentar e incentivar a conversão de veículos a combustão já existentes para híbridos e elétricos - sustentável não é deitar fora e comprar novo, é reciclar e reutilizar o que temos. Reduzir a poluição por desporto ou diversão. Incentivar soluções de auto-sustentabilidade energética - familiar, fabril, comercial, local. Não produzir energia, captar.


A EcoMood Portugal é uma associação sem fins lucrativos que surgiu no seguimento de quase 4 anos de trabalho nesta área da Ecokart Portugal, uma plataforma informal de pessoas e entidades com o objectivo comum de promover a sustentabilidade, sobretudo nas áreas da mobilidade e dos desportos motorizados, através da experimentação e da diversão. Porque assim os resultados são muito mais rápidos e efectivos.

Nesta nova fase, continuamos com as nossas actividades de sensibilização através da experimentação, como as EcoVoltas Solidárias (filme exemplo) e as Green Experiences (filme exemplo). No desporto, com base no protótipo Ecokart G2 ISEL (que pode ver aqui testado pelo conceituado Manuel Gião), estamos também a propor aos kartódromos nacionais soluções para a conversão das suas frotas de gasolina para eléctricas, incluindo a instalação de captação fotovoltáica.

Queremos fazer mais e melhor para uma rápida redução da pegada da mobilidade. Sensibilizamos, colocamos agentes de mercado e outras entidades em contacto, passamos informação, promovemos sinergias e soluções integradas, incentivamos pesquisa e desenvolvimento. E ainda:

a) Acções Pedagógicas EcoMove-te 
Actividades em ambiente escolar, do 1º ciclo ao superior
(protocolo em preparação para a Direcção Geral de Educação, Câmaras Municipais e Universidades)
Exemplo: Departamento de Mobilidade da CM Lisboa (filme abaixo)

b) Participação em grandes eventos, palestras, debates
De municípios, media, instituições de ensino, associações, todo o tipo de instituições. É nossa missão passar palavra, sensibilizar, incentivar a evolução de mentalidades e comportamentos.
Exemplo: Web Summit 2018 (filme abaixo)

c) Construção da 1ª Frota Portuguesa de Karts Eléctricos (convertidos de gasolina)
Esta frota servirá para efectuar:

. Ecokart Races - eventos desportivos no centro de cidades, como uma “mini-Formula E” com karts made in Portugal;
. Ecokart Trophy Portugal - um troféu nacional constituído pelas principais Ecokart Races;
. Outros eventos, tanto para empresas, como para municípios e outras instituições.

d) EcoFun Park / EcoFun Kart - 1º Kartódromo Auto-Sustentável do Mundo
Além de karts elétricos convertidos (em complemento à frota para os eventos), pretende-se que este espaço seja auto-sustentável energeticamente, pela implementação de captação solar e outras formas (como eco-cycling) e armazenamento dessa energia. Os procedimentos serão todos também exemplares em termos de sustentabilidade, além de vertentes de sensibilização e pedagógica. Poderá nascer em versão kartódromo ou, mais abrangentemente, como parque de diversões sustentáveis com kartódromo.
A anunciar em breve.

e) Conversão de veículos a gasóleo e gasolina para híbridos e eléctricos
Tal como fazemos com Karts, queremos também converter outros veículos, como automóveis. E apoiar quem o faça.
Esta é a solução mais sustentável e eficaz para uma rápida descarbonização da mobilidade, pois existem centenas de milhões de veículos a combustão interna que podem ser reutilizados e que começarão a ter cada vez mais fortes impedimentos à sua circulação, sobretudo nas cidades. Estamos a levar a cabo diligências junto das autoridades responsáveis por forma a regulamentar e incentivar esta solução.
Exemplo: Pitch EcoKarT Portugal (filme abaixo)